Prefeitura Municipal de

Belterra

Acesse as informações de Receitas e Despesas relacionadas ao
Você está em >> Início >> Fale Conosco

Antes de enviar uma mensagem, verifique se as [Perguntas e Respostas] tiram sua dúvida.

Perguntas e Respostas

O que é o Portal da Transparência?
O Portal da Transparência é um site do Governo municipal de Belterra que contém informações acerca das ações governamentais, receitas e despesas do Município, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual, demonstrativos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, informações gerenciais, dentre outras informações de interesse dos belterrenses.

 

Por que o Portal da Transparência foi criado?
O Portal da Transparência foi criado com o objetivo de dar mais transparência às ações do município. Através dele a sociedade pode acompanhar a correta aplicação dos recursos públicos e evitar que ele seja utilizado de forma indevida. Promover o controle social e o combate à corrupção são os principais objetivos do portal da transparência. Todas as informações estão disponíveis para toda a sociedade, dispensando o uso de cadastro e senha para acessar os dados disponíveis.

 

Quais as informações disponíveis no Portal da Transparência?
No Portal da Transparência o cidadão tem acesso as receitas arrecadas e as despesas realizadas pelo Estado, os repasses aos municípios, as Audiências Públicas realizadas, os gastos do governo por programas, os Relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, Convênios, Contratos, Compras, Licitação entre outras.

 

Qual a legislação que criou o portal da transparência?
O marco legal para a criação dos portais da transparência em todos os entes da União (governo Federal, Estadual e Municipal) foi a promulgação da Lei Complementar n° 131, de 27/05/2009, que alterou a Lei Complementar n°101, de 04/05/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Quem está obrigado a informar os dados de receita e despesa no Portal da Transparência?
O Portal da Transparência abrange todas as entidades da Administração Direta, as autarquias, as fundações, os fundos e as empresas públicas, que devem apresentar os dados referentes às receitas e despesas públicas.

 

De onde os dados do Portal são obtidos?
No Portal da Transparência podem ser encontradas informações sobre o orçamento Municipal (PPA, LDO e LOA), as receitas auferidas, as despesas realizadas, os procedimentos licitatórios e os contratos firmados pelo Município.

 

Qual a frequência de atualização dos dados apresentados Portal da Transparência?
Atualmente as informações apresentadas no Portal relativas as receitas e as despesas são atualizadas quinzenalmente.

 

Quem pode acessar o portal da Transparência?
Todo cidadão pode consultar os dados do Portal da Transparência. O acesso às informações é livre, independe de senhas ou autorizações, bastando que o interessado possua conexão com a internet.

 

Como posso denunciar a aplicação irregular dos recursos públicos ou ato de servidor público ou órgão/entidade integrante da Administração Pública Municipal na gestão destes recursos?
O objetivo do Portal é dar o máximo de transparência sobre como a Prefeitura aplica os recursos públicos. Caso você possua informações sobre a malversação destes recursos e queira denunciar, acesse o fale conosco do Portal e utilize o formulário eletrônico. Ao fazer a sua denúncia procure descrever todos os fatos de que tem ciência de maneira clara e objetiva, a fim de permitir que a apuração da irregularidade. Se possível, indique a maior quantidade de dados que você tem a disposição e que possa auxiliar a identificação do ilícito, tais como: nomes, datas e locais relacionados ao fato.

 

Fale Conosco

Responsável: Simone Braga Monteiro 
Vila Americana, nº 45 - Centro - Belterra - Pará 
CEP: 68143-000 

Telefone: (93) 3558-1182

Email: faleconosco@belterra.pa.gov.br 

Atendimento: 
Segunda à Sexta-feira das 08:00 às 12:00 hs

PREFEITURA DE BELTERRA

Vila Americana, nº 45 - Centro - Belterra - Pará 
CEP: 68.143-000 
CNPJ: 01.614.112/0001-03 
Contato: (93) 3558-1182 
www.belterra.pa.gov.br

Siga-nos: