COMUNICADO OFICIAL À POPULAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, vem trazer esclarecimentos quanto a pandemia do Coronavírus à toda a população.
Informamos que o Município de Belterra já elaborou o seu plano de contingência e através do qual adotará medidas e protocolos conforme orienta o Ministério da Saúde, caso haja a necessidade, contendo inclusive o fluxograma para o atendimento de casos suspeitos. O Hospital Municipal de Belterra já dispõe de leitos preparados para atender pacientes do Covid19 e, os casos graves serão referenciados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas-HRBA, conforme protocolo de atendimento.
Trazemos ainda algumas recomendações para a prevenção e combate ao novo Coronavírus:
Lave as mãos e os punhos com frequência, com água e sabão. Ou então higienize com álcool em gel 70%.
Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.
Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de:
Podemos ter o isolamento sintomático, onde a pessoa que apresentar os sintomas, deve ficar em casa, e caso haja uma piora tipo: dificuldades para respirar (fôlego curto), aí sim procure uma unidade de saúde.
A máscara que é um equipamento de proteção, só está indicado para aquelas pessoas que tem sintomas da gripe, a fim de evitar que as gotículas sejam dispersadas no ar.
O Estado do Pará até o momento não tem caso confirmado. Então vamos evitar pânico, manter as medidas de prevenção recomendadas e procurar a unidade de saúde em caso de extrema necessidade.

Postado em: 18/03/2020