CENSO 2022: IBGE INICIA PESQUISA URBANÍSTICA DO ENTORNO DOS DOMICÍLIOS

Na segunda-feira, dia 20, o IBGE iniciou, em todo o Brasil, a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios. A ´Pesquisa de Entorno´, como costuma ser chamada, é uma das principais operações de preparação do Censo Demográfico 2022. Trata-se de um levantamento detalhado sobre a infraestrutura urbana do entorno dos domicílios que inclui itens como arruamento, calçamento, drenagem pluvial, arborização, entre outros relacionados ao aparelhamento urbano. No Pará, todos os 144 municípios estão sendo percorridos pelas equipes do IBGE em campo para esse levantamento.
Essa pesquisa foi iniciada em 20 de junho e vai até 12 de julho, abrangendo suas áreas urbanas dos municípios. O trabalho é realizado pelos Agentes Censitários Supervisores (ACS), servidores temporários selecionados por meio de PSS ocorrido no início de 2022. Em todo o Pará, o IBGE conta com uma equipe de 606 ACS em atividade, durante a pesquisa de entorno.
A Pesquisa de Entorno é o primeiro momento em que os analistas do IBGE percorrem o ´setor censitário´ (como são chamados os ´pedaços´ do mapa de cobertura que os agentes em campo utilizam para se localizar, durante a pesquisa). Uma das tarefas é avaliar recentes atualizações do mapa do setor (novas vias que não estavam no mapa são incluídas, por exemplo) e fazer a identificação correta de avenidas e ruas.
Vale lembrar que, na Pesquisa de Entorno, não são feitas entrevistas com os moradores dos domicílios. A coleta das informações é realizada por observação dos próprios ACS´s que percorrerão (caminhando) as ruas e avenidas, devidamente uniformizados com o colete do IBGE.
Estão sendo investigados dez quesitos, sendo três inéditos (não investigados no Censo 2010, nem na PNAD): Capacidade das vias; Pavimentação das vias; Bueiro/boca de Lobo; Iluminação pública; Ponto de ônibus/Van (inédito!); Via sinalizada para bicicletas (inédito!); Existência de calçada; Obstáculo na calçada (inédito!); Rampa para cadeirante; e Arborização.
Outra novidade é que, pela primeira vez, a Pesquisa do Entorno será realizada também todos os chamados ´aglomerados subnormais´, nome técnico para as áreas de invasões, favelas, baixadas etc. Uma nova metodologia será utilizada pelo IBGE para fazer a identificação do percurso nessas áreas.
Os quesitos investigados servirão para gerar dados estatísticos que poderão subsidiar políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida nas cidades, como saneamento básico, mobilidade urbana, inclusão social, segurança pública, meio ambiente, entre outros temas.

CENSO DEMOGRÁFICO 2022
A Pesquisa do Entorno é parte importante da principal etapa do Censo Demográfico 2022: a Coleta Domiciliar, que será realizada de 1 de agosto a 31 de outubro, em todos os 5.570 municípios do Brasil. No Pará, serão mais de 2 milhões de domicílios visitados pelos mais de 6 mil recenseadores selecionados, nos 144 municípios.
Nesse momento, o IBGE está finalizando a contratação da equipe de recenseadores selecionados por meio de PSS. Eles serão treinados no mês de julho, para que possam estar aptos a entrar em campo no dia 1 de agosto.

Postado em: 27/06/2022