PROJETO HORTA ESCOLAR: PREFEITURA PROMOVE PALESTRAS E AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA DE BELTERRA

A Prefeitura de Belterra, através da Secretaria Municipal de Educação (Projeto Horta Escolar) e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), em parceria com a Emater e Representantes das Escolas do Centro de Belterra, realizaram mais uma etapa do intercâmbio entre as hortas das escolas da área central de Belterra.

A ação realizada na terça-feira, (06/06), contemplou os alunos do 1° ao 9° ano da E.M.E.F Manoel Garcia de Paiva, que acompanharam palestras educativas sobre a preservação do meio ambiente, participaram de dinâmicas lúdicas, passeios na trilha “Preciosa”, arborização na área da escola e receberam orientação sobre a produção de hortaliças.

A Coordenadora do Projeto Horta Escolar, Jesus Matos, ressaltou a relevância da ação. "A ideia do intercâmbio é que os alunos e a comunidade escolar compreendam a relevância das hortaliças na merenda escolar, a importância de cuidar dessas hortas para que elas continuem produzindo bastante, atendendo às necessidades das escolas do nosso município. Através do intercâmbio será possível impulsionar a produção de hortaliças nas escolas, fortalecendo a alimentação das crianças e adolescentes”, pontuou a coordenadora.

Ao longo do ano, as escolas da BR 163 e Flona do Tapajós também serão beneficiadas com o projeto. A equipe da Secretaria de Agricultura e Abastecimento esteve presente nas atividades e segundo o coordenador da Semagri, Ricardo Amaro, iniciativas como esta são fundamentais para promover a conscientização e preservação da natureza. "Foi uma ação que integrou a Semana do Meio Ambiente e demonstrou aos alunos a importância da preservação ambiental. Acompanhamos os alunos na trilha, onde auxiliamos eles na identificação de algumas árvores e realizamos ainda o plantio de mudas de ipê-rosa e amarelo", afirmou.

A Escola Zélia Braga já foi beneficiada com o projeto que prossegue hoje na Escola Santo Antônio, 16/06 Escola Sagrada Família, Escola Eny Ataíde, 20/06, Frei Osmundo – 23/06 e terminando no dia 27/06 na Escola Darcy Vargas.

O TRABALHO CONTINUA

Postado em: 09/06/2023