EM BELTERRA OFICINA DE COMPOSTAGEM APRESENTA ALTERNATIVAS PARA A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS

A Prefeitura de Belterra, por meio da Secretaria da Gestão do Meio Ambiente e Turismo (Semat), em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semagri) e a Emater, realizaram uma oficina de compostagem no viveiro municipal nesta quarta-feira, 07 de junho de 2023. A ação foi intitulada "Não gere fumaça, produza adubo!" e contou com a participação de servidores municipais e de moradores da região.

Ao longo da oficina foram abordados temas como a preservação do meio ambiente, a não queima de resíduos no fundo do quintal, formas de reaproveitamento e reutilização dos resíduos orgânicos produzidos nas propriedades e alternativas de destinação adequada desses resíduos como folhas, palhas, sobras de frutas, cascas de vegetais e legumes que podem ser transformados em adubo.

O evento, que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente divulgada pela Semat, teve como instrutor o técnico e representante da Emater, Helder Sarmento, ele ressaltou a importância de abordar essa temática durante a oficina, “A oficina realizada hoje proporcionou aos moradores de Belterra a oportunidade de aprenderem técnicas para reciclar o material produzido nas propriedades, evitando a ocorrência de incêndios e produzindo o próprio adubo orgânico a partir desses resíduos. Essa é uma grande alternativa para as pessoas contribuírem com a manutenção e preservação do meio ambiente por meio da compostagem”, afirmou Helder Sarmento.

A técnica responsável pelo desenvolvimento de projetos da Semat, Rai Alves, destacou a relevância do evento para o município de Belterra. “A oficina de hoje foi bastante produtiva, conseguimos atender o público que se inscreveu para participar, abordamos temas relevantes para o meio ambiente de Belterra e esperamos que, através dessa atividade, as pessoas tenham mais consciência quanto à destinação correta dos resíduos, esperamos levar a oficina de compostagem para as comunidades e associações interessadas”, afirmou.

A programação da Semana do Meio Ambiente continua na sexta (09/06) com a instalação das lixeiras no bairro Santa Luzia, Comunidade 129, encerrando no sábado (10/06), com a Caminhada Ecológica na Trilha Curupira.

PREFEITURA DE BELTERRA.
O TRABALHO CONTINUA.