SERVIDORES DA PREFEITURA DE BELTERRA PARTICIPAM DE TREINAMENTO SOBRE O CADASTRO ÚNICO E O NOVO BOLSA FAMÍLIA

A SEASTER (Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda) do Governo do Estado, promoveu um treinamento em Belterra, nos dias 22 e 23 de junho de 2023, sobre as alterações na operacionalização no Sistema do Cadastro Único e novas regras do Programa Bolsa Família. O treinamento foi direcionado para servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, Centro de Referência em Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Semed e Semsa.

Aproximadamente 50 profissionais, incluindo gestores, técnicos e agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Belterra, receberam instruções sobre as mudanças no sistema do Cadastro Único e maneiras de aprimorar a coleta de dados das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Taiana da Silva, Gerente Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, ressaltou a relevância da qualificação, “O município de Belterra já havia solicitado a presença do Estado para que a gente realizasse esse assessoramento, essa capacitação com a equipe, capacitação que tratou sobre o cadastro único, as novas regras do bolsa família, os perfis de renda de quem pode participar dos programas sociais. As equipes que realizam esses atendimentos precisa estar alinhadas com as atualizações do governo para que possam repassar essas informações principalmente para as populações de baixa renda que são as que mais necessitam e que precisam ser contempladas com os programas sociais”, afirmou Taiana da Silva.

O treinamento é ainda uma oportunidade de aperfeiçoar os trabalhos realizados no município de Belterra, como explicou Viviane Freitas, chefe de divisão de programas sociais de Belterra, “O treinamento forneceu inúmeras orientações sobre cadastro único e bolsa família e também sobre as fraudes identificadas em cadastros de pessoas que omitem algumas informações e, consequentemente, são beneficiadas indevidamente por programas sociais. A equipe deve instruir as famílias a manterem o seu registo atualizado com frequência e, sempre que houver alguma alteração nesse cadastro único, como mudança de escola, mudança de renda, se a pessoa começou a trabalhar de carteira assinada, é importante procurar o setor de cadastro único localizado na Semteps e nos informar quando isso acontecer”, finalizou.

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E CADASTRO ÚNICO

Os programas de Bolsa Família e Cadastro Único têm como objetivo aprimorar a cidadania, fomentar a inclusão social e superar a pobreza. Trabalhando em conjunto, eles têm alcançado resultados significativos na esfera econômica e social do país, com a melhoria de diversos indicadores.

PREFEITURA DE BELTERRA.
O TRABALHO CONTINUA.