PREFEITURA DE BELTERRA ENCERRA A 13° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM APROVAÇÃO DE PROPOSTAS E ENCAMINHAMENTOS PARA AS CONFERÊNCIAS REGIONAIS

As principais diretrizes das Políticas de Assistência Social para a garantia dos direitos socioassistenciais, como Financiamento, Controle Social, Articulação entre Segmentos, Serviços, Programas, Projetos e Benefícios de Transferência de Renda foram amplamente debatidos na 13° Conferência Municipal de Assistência Social de Belterra, que ocorreu nos dias 29 e 30 de junho de 2023, no Museu de Ciências da Amazônia — MUCA.

O evento seguiu o tema Nacional: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e contou com a presença do prefeito de Belterra, representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, do Conselho Municipal de Assistência Social, entidades de classes e representantes da sociedade civil.

Durante a conferência, foi apresentada a avaliação da gestão e do conselho municipal sobre os resultados alcançados nas últimas deliberações das conferências anteriores. Além disso, foram discutidos subtemas e eixos norteadores para a elaboração das propostas voltadas para a realidade local, como afirmou a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josiane Lopes Lameira, “foi um dia produtivo e nossas expectativas foram alcançadas”.

O Representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Luís Carlos Figueiredo, esteve presente no evento e destacou a importância da conferência no município " Essa etapa da conferência em Belterra, veio somar e qualificar as propostas e engrandecer cada vez mais o município, e que venham todos esses benefícios para a nossa regional. Nós vamos levar as propostas pra estadual e também nacional, e esperamos que essa conferência traga resultados positivos para o nosso município ”, finalizou Luís Carlos.

Seis delegados foram eleitos e representarão o município de Belterra nas Conferências Regionais de Assistência Social do Baixo Amazonas. Segundo Alice Vasconcelos, coordenadora de trabalho e promoção social, esse foi um importante passo para os avanços nas políticas assistências “Nós finalizamos o último dia e conseguimos aprovar as propostas á nível estadual, regional, federal e municipal dentro da realidade do nosso município, dentro do nosso diagnóstico social e de porte um. Com a conferência a gente pretende incluir essas propostas dentro do nosso orçamento municipal de assistência social e principalmente buscar com o Governo Federal incentivos de recursos federais para a ampliação dos equipamentos e manutenção das equipe. A nossa grande meta nessa conferência foi buscar que o SUAS seja realmente financiado pelo governo federal", afirmou Alice Vasconcelos.

A 13° Conferência Municipal de Assistência Social de Belterra proporcionou a troca de experiências entre os colaboradores do SUAS e foi uma oportunidade ímpar para estabelecer acordos entre o governo municipal e a sociedade civil.

A conferência foi realizada pela Prefeitura Municipal de Belterra, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social e Conselho Municipal de Assistência Social.

PREFEITURA DE BELTERRA.
O TRABALHO CONTINUA.