ESTRATÉGIAS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA MARCAM O DIA D DA SEMANA DO BEBÊ EM BELTERRA

A Prefeitura de Belterra, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS) e comissão intersetorial do Selo Unicef, composta pela Assistência Social, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Saúde, CMDCA, Conselho Tutelar e Criança Feliz, realizou, na quinta-feira, 14 de setembro de 2023, o dia "D" da Semana do Bebê, uma das principais estratégias de mobilização social para a primeira infância. O evento ocorreu na Praça Brasil e contou com atendimentos odontológicos, vacinação e orientações ministradas pela Nutricionista Daniele Noronha, sobre o tema Introdução Alimentar após a amamentação exclusiva, orientações sobre os cuidados na Primeira Infância, pela Enfermeira Kelma, entregas de kits, dinâmicas, brincadeiras. O principal objetivo da ação foi assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos, garantindo o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil.

De acordo com a articuladora do Selo Unicef em Belterra, Tereza Cristina, é na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e linguísticas. Com a ação, Belterra assume o compromisso de colocar a primeira infância como prioridade no município e cumpre uma das metas estabelecidas pelo Selo Unicef, "O município de Belterra aderiu ao Selo Unicef no ano de 2021, com finalização para o ano de 2024, e uma das prioridades, se o município cumprir todas as metas, e realizar a Semana do Bebê com a promoção de ações voltadas para a saúde, educação e proteção das crianças de zero a seis anos. Nosso município assumiu esse compromisso com a primeira infância como prioridade e realizou mais um evento voltado para essa área", afirmou.

A Semana do Bebê discute temas relevantes para a primeira infância, como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculos e estimulação do bebê. Alana de Souza Bastos, participante do evento, ressaltou a importância de ações como essa, "Primeiramente, agradeço à equipe do CRAS, que nos proporciona todos os cuidados. Também fico feliz em participar desse momento, pois ajuda muito no desenvolvimento da criança. Sempre que há algum evento participamos, meu filho é público do Programa Criança Feliz. Fico muito feliz em participar dessas ações", finalizou.

ASCOM PMB

Postado em: 19/09/2023