MUNICÍPIO DE BELTERRA SEDIOU A I FORMAÇÃO DO PROGRAMA ALFABETIZA PARÁ BELTERRA

O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Prefeitura de Belterra, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nos dias 18 e 19 de setembro a I Formação do Programa Alfabetiza Pará Belterra para professores alfabetizadores.

Um total de 61 alfabetizadores do município, envolvidos no evento (Centro, Tapajós e BR 163), participaram dos dois dias de capacitação ministrados pela articuladora do programa em Belterra, Professora Francicleia Sales, e pelas Professoras Suane Soledade e Edinelma Lopes. Suane Soledade destaca a relevância da formação para o ensino em Belterra: "O Alfabetiza Pará é um programa de capacitação dos alfabetizadores municipais e pretende vencer esse cenário de déficit na fluência leitora. O estado lançou a proposta para os 144 municípios e Belterra decidiu aderir. Com a adesão ao programa, Belterra sediou os dois dias da I Formação do Programa Alfabetiza Pará, o que ajuda muito e traz novas direções para que o município de Belterra possa dar encaminhamento a novas estratégias e consiga vencer esse déficit na fluência leitora dos nossos 369 alunos avaliados. Então essa capacitação impulsiona o processo de aquisição da leitura e da escrita dentro dessa demanda federal que diz que os alunos dos 1º aos 3º anos têm que estar alfabetizados." afirmou.

A I Formação do Programa Alfabetiza Pará Belterra abordou o lema: "A alfabetização dos nossos alunos é um compromisso seu, nosso e de todos. De acordo com Suane Soledade, "é justamente a partir da garantia desses direitos que estamos tomando posse de novas estratégias para superar este cenário e levar o Pará a um patamar diferenciado." ela finalizou citando uma frase de Emília Ferreiro, grande educadora da área da alfabetização, que afirmava que "a alfabetização não é um luxo nem uma obrigação: é um direito".

O programa Alfabetiza Pará tem como principal objetivo auxiliar os 144 municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) durante o período de alfabetização. A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas e avaliações para melhorar o ensino nas cidades. A formação contínua proporciona a aquisição de novos conhecimentos teóricos e práticos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula.

ASCOM PMB

Postado em: 19/09/2023