PREFEITURA DE BELTERRA REALIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE NESTA QUARTA-FEIRA (04)

A prefeitura de Belterra, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoverá nesta quarta-feira (04), das 08h00 às 18h00, a campanha "Belterra Salvando Vidas". A ação será realizada no Hospital Municipal de Belterra Dr. Ivaldo Moraes e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue, além de suprir a demanda do hospital. A expectativa é que mais de 50 bolsas de sangue sejam coletadas no dia da campanha.

A Diretora Administrativa do Hospital Municipal de Belterra, Glenda Fernandes, ressaltou a importância da participação da população: “A doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar muitas vidas. É importante destacarmos que não há substituto para o sangue e a sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Por isso, pedimos para quem puder participar, que doe, pois é de extrema importância para os nossos pacientes. De janeiro a setembro de 2023, foram usadas 43 bolsas de sangue aqui mesmo no hospital de Belterra. Doar sangue é seguro e não custa nada. Ajude a salvar vidas. Para quem doa, são apenas alguns minutinhos, mas para quem recebe, é uma vida”, afirmou.

É fundamental ressaltar que a doação de sangue é um ato de solidariedade e generosidade. Cada doação pode fazer a diferença na vida de alguém que está lutando contra uma doença grave ou que precisa de uma transfusão para sobreviver. Portanto, convidamos todos os moradores de Belterra a participarem dessa campanha.

Requisitos básicos para ser um doador:

- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos precisam assinar um formulário de autorização).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade física; Carteira de identificação funcional com foto, RG; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação física, com foto e filiação; Carteira Nacional de Habilitação digital, com a presença do QR Code).

Postado em: 02/10/2023