MUNICÍPIO DE BELTERRA ELEGE OS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES

A escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de todo o Brasil ocorreu no domingo (1º) de outubro de 2023. No total, no município de Belterra, 10 candidatos disputaram as vagas para conselheiros tutelares, sendo 5 titulares e 5 suplentes.

Agora eleitos, os novos conselheiros terão como missão proteger as crianças e os adolescentes que tiveram seus direitos violados ou ameaçados. A atuação desses profissionais está diretamente relacionada ao recebimento de denúncias e às ações de fiscalização.

De acordo com a Comissão Organizadora do processo eleitoral, os Conselheiros Tutelares de Belterra, eleitos pelo voto popular, assumirão suas funções no início do próximo ano para um mandato que se estenderá até 2027. A cerimônia de posse está agendada para o dia 10 de janeiro de 2024.

SOBRE A ELEIÇÃO

A eleição para a escolha dos membros do Conselho Tutelar foi um procedimento que teve como objetivo assegurar a proteção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A comissão eleitoral avaliou como positivo todo o processo realizado nos oitos polos de votação. O Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) assumiu a liderança do processo, desempenhando um papel fundamental na condução das eleições, com o objetivo de garantir a transparência e a legitimidade nas votações. O Ministério Público também desempenhou um papel fundamental fiscalizando todo o processo eleitoral, e garantindo que as normas e diretrizes fossem seguidas de forma adequada.

Os candidatos eleitos para o mandato de 2024 – 2027 foram:

Titulares:

— Márcia de Melo Pereira (588 votos)

— Maria do Socorro Peres dos Santos Oliveira (302 votos)

— Valdete Pereira dos Santos (293)

— Regina Gomes de Souza (283 votos)

— Jonatas Silva Nogueira (229 votos)

Suplentes:

— Edinelma Almeida Correa da Silva (196 votos)

— Marcellus Adriano Serrão Ferreira (178 votos)

— Raimunda Gonçalves Silva (169 votos)

— Maria Regina Bentes Góes (73 votos)