PREFEITURA DE BELTERRA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO À ESTIAGEM

Através do Decreto N° 171 DE 11 DE OUTUBRO DE 2023, a Prefeitura de Belterra declarou situação de emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem e seca extrema do Rio Tapajós, em conformidade com a Portaria N°280 DE 02 DE FEVEREIRO DE 2022, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Essa medida visa enfrentar os impactos negativos causados pela escassez de água, que tem gerado inúmeros problemas para a população e para o meio ambiente local. De acordo com o decreto, a navegação também já está sendo prejudicada e em alguns trechos, "bancos de areia" estão dificultando o acesso, impossibilitando o deslocamento de mercadorias e pessoas através das embarcações.

A partir de agora, todos os órgãos municipais estão autorizados a atuarem sob a coordenação do Gabinete do Prefeito/Coordenadoria da Defesa Civil de Belterra, visando ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, o Plano Emergencial de Resposta aos Desastres será desencadeado e devidamente adaptado à situação real desse desastre.

Com o decreto de situação de emergência, o município de Belterra busca viabilizar recursos e auxílio estadual e federal para enfrentar a crise. O prefeito ressaltou a importância de realizar um levantamento das necessidades prioritárias, como a distribuição de água potável, além de oferecer apoio e assistência às famílias atingidas. O Gestor Municipal, juntamente com a equipe da Defesa Civil Municipal, estiveram in loco nas comunidades da Flona do Tapajós e nas comunidades da APA para realizarem um acompanhamento da situação das famílias afetadas e coordenarem as ações necessárias.

A situação de emergência possibilitará a mobilização de recursos e a implementação de ações urgentes para mitigar os efeitos da seca, garantindo o abastecimento de água e a preservação dos recursos naturais.

Postado em: 16/10/2023