EQUIPE DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE BELTERRA ATUA NO CONTROLE DE CASOS SUSPEITOS DE MALÁRIA

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizou, no último dia 17 de outubro de 2023, uma busca ativa de casos de malária na comunidade de Nazaré, localizada na Flona do Tapajós. Essa ação foi fundamental para identificar e controlar a propagação da malária na comunidade, garantindo a saúde da população local e contribuindo para a redução da incidência da doença.

No ano de 2022, foram registrados 5 casos de malária autóctones na comunidade, ou seja, originados no próprio município, o que caracteriza um pequeno surto da doença. De acordo com Thayna Farias, Chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, o objetivo da busca ativa in loco foi investigar e prevenir novos casos. "A busca ativa foi focada na comunidade de Nazaré devido ao registro de um caso positivo da doença. Em Nazaré, há uma alta incidência de fêmeas do gênero Anopheles, transmissor da malária, e a presença do paciente infectado na comunidade aumentou a preocupação das autoridades de saúde, que decidiram realizar uma busca ativa para identificar e tratar possíveis novos casos da doença. Todas as lâminas que colhemos na comunidade foram negativas para malária, o que deixou nossa equipe e a comunidade mais tranquilos. Quanto ao paciente, ele evoluiu para a cura e já se encontra em domicílio", afirmou.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles. Essa doença pode afetar qualquer pessoa, sendo mais comum em regiões tropicais e subtropicais, onde o mosquito vetor é mais prevalente. A malária pode ser uma doença grave e potencialmente fatal se não for tratada adequadamente.

Em Belterra, a Vigilância Epidemiológica é responsável por lidar com casos suspeitos de malária. Diante da possibilidade de infecção por essa doença, é recomendado que os indivíduos procurem imediatamente esse órgão para realizar a coleta de amostras e análises laboratoriais.

Postado em: 19/10/2023