EM BELTERRA, ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SE PREPARAM PARA A PROVA DO SAEB

As provas do SAEB são importantes para mensurar a qualidade do ensino, fornecendo dados e evidências que embasam a elaboração, o acompanhamento e o aperfeiçoamento de políticas educacionais

Seguindo o cronograma nacional, a Prefeitura de Belterra, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizará as avaliações do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica 2023 para os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental no período de 23 de outubro a 10 de novembro.

A avaliação elaborada pelo Inep tem como objetivo avaliar e diagnosticar a qualidade da Educação Básica brasileira. Além disso, a avaliação gera dados e indicadores que auxiliam na elaboração e monitoramento das políticas educacionais do país. No município de Belterra, mais de 700 alunos da rede municipal participarão da prova do SAEB.

Maricely Feitosa, Coordenadora Pedagógica da rede municipal de ensino em Belterra, afirmou que a Secretaria de Educação já vem trabalhando e preparando os alunos para a prova do SAEB, "Custeamos os simulados do SAEB com o intuito de preparar os alunos para o dia da avaliação. Trabalhamos nas aulas as habilidades e competências avaliadas pelo SAEB, oferecemos formação continuada para professores sobre os componentes curriculares avaliados no SAEB, disponibilizamos profissionais capacitados nas áreas que serão avaliadas para trabalhar com os alunos as habilidades e descritores da avaliação, e investimos em materiais didáticos para alunos e professores", afirmou.

Ainda de acordo com Maricely Feitosa, com a participação dos alunos de Belterra será possível obter um diagnóstico do desempenho escolar no município. "A partir das informações da avaliação, poderemos melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, poderemos verificar a proficiência dos alunos, bem como fornecer parâmetros sobre o aprendizado no município. Nas aulas, fazemos um trabalho no chão da escola por meio de simulados, os quais são multiplicados pela SEMED, e trabalhamos principalmente questões emocionais para que os alunos possam entender a importância e estar bem para realizar a prova", finalizou.

De acordo com a Secretaria de Educação, o SAEB permitirá que a secretaria avalie a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Além disso, contribuirá para a ampliação da qualidade, da equidade e da eficiência do ensino no município.

Postado em: 20/10/2023