EMPOSSADOS OS NOVOS REPRESENTANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELTERRA

Conselheiros atuarão no Biênio 2023-2025

A Prefeitura de Belterra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoveu, na segunda-feira, 23 de outubro de 2023, a cerimônia de posse dos 26 novos membros do Conselho Municipal de Saúde e seus respectivos suplentes.

A solenidade aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Belterra e contou com a presença do Secretário de Administração, Finanças e Planejamento e da Secretária Municipal de Saúde.

O conselho, composto por representantes da sociedade civil, governo e trabalhadores em saúde, assume o importante papel de promover a participação e o controle social no âmbito das políticas públicas de saúde no município de Belterra, com a responsabilidade de garantir a efetividade do SUS.

Na cerimônia de posse, também foram escolhidos os membros para a diretoria do colegiado, representada pela Presidente Francisca Kaliane Abreu da Silva, Maria de Jesus Rodrigues Matos de Almeida, Renan Fernandes e Cristiane Nogueira de Oliveira.

O Conselho Municipal de Saúde desempenha um papel fundamental no fortalecimento da participação e do Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS). Sua missão é mobilizar e articular a sociedade de maneira contínua, garantindo a defesa dos princípios constitucionais que sustentam o SUS. Além disso, o Conselho é responsável por elaborar o Regimento Interno e outras normas de funcionamento, bem como discutir, elaborar e aprovar propostas para a operacionalização das diretrizes estabelecidas pelas Conferências de Saúde.

O Secretário do Conselho Municipal de Saúde, Glauber de Souza, definiu quais os próximos encaminhamentos após a posse dos novos conselheiros, "Os próximos passos do conselho serão reunir com todo o colegiado, aprovar o regimento interno, montar cronograma de visita nas unidades, fiscalizar os profissionais com as denúncias recebidas e trabalhar em parceria com a Secretaria de Saúde com o objetivo de melhorar cada dia a qualidade de saúde pública do município", afirmou.

Como parte de suas atribuições, o Conselho também desempenha um papel ativo na formulação e no controle da execução da política de saúde, incluindo aspectos econômicos e financeiros, e tem a responsabilidade de propor estratégias para a aplicação dessas políticas nos setores público e privado.

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2023-2025 foram eleitos durante a 13ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 28 de setembro de 2023.

Postado em: 24/10/2023