EM BELTERRA, A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL FOI TEMA DE UMA CAPACITAÇÃO PROMOVIDA PELO GOVERNO DO ESTADO

A iniciativa é uma oportunidade para ampliar a melhoria nos eixos de segurança alimentar no município

Aproximadamente 30 trabalhadores envolvidos nas políticas do SAN (SUAS, EDUCAÇÃO, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E GERAL) participaram, nesta segunda-feira (30), de uma Capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional promovida pelo Governo do Estado do Pará, por meio da DISAN — Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculada à Secretaria de Assistência Social, Emprego e Renda (SEASTER), e realizada pela Prefeitura de Belterra, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI).

A qualificação, sob a Coordenação de Gestão Política de Segurança Alimentar e Nutricional, teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos participantes sobre as melhores práticas de segurança alimentar e nutricional, visando garantir a qualidade dos alimentos consumidos pela população. Na oportunidade, estiveram presentes a representante da DISAN e nutricionista Camila Prazeres, e a representante da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASTER e Técnica de Referência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Roberta Oliveira.

"Viemos aqui com o intuito de assessorar o PAA, fazendo a apresentação do programa, apresentar a responsabilidade de cada ente da gestão, falar sobre a função da unidade recebedora, a função do conselho municipal e realizar a capacitação nesse eixo envolvendo diversas pessoas ligadas ao tema. Orientamos ainda sobre a regulamentação do conselho e de toda a política de segurança alimentar", ressaltou Roberta Oliveira.

A capacitação é uma importante ferramenta para disseminar e promover a segurança alimentar e nutricional. Segundo Roberta Oliveira, por meio desse processo, é possível fornecer conhecimentos atualizados e relevantes, que contribuem para a formação de profissionais capacitados e conscientes da importância de garantir a qualidade dos alimentos e a saúde das pessoas, "Hoje nós temos um sistema estadual e federal de segurança alimentar e nutricional e temos a finalidade de implantar em todos os municípios. Aqui em Belterra está em fase de implantação e essa capacitação vai incentivar ainda mais essa política de segurança alimentar e nutricional para esses entes, para estarem divulgando e sabendo como fazer e como proceder para estarem repassando e sendo multiplicadores desse sistema", finalizou.

No decorrer do ano de 2023, tem sido observado um notável impulso no estado do Pará para a promoção de atividades que visam assegurar a política de segurança alimentar e nutricional em todo o território.

Em Belterra, essas iniciativas têm como meta aprimorar diversos aspectos relacionados ao direito à alimentação, e a implementação de programas e projetos são ações que têm como objetivo melhorar diversos aspectos que envolvem o direito à alimentação, buscando garantir uma alimentação adequada e saudável para a população.

Postado em: 30/10/2023