CONFERÊNCIA MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIA DE EDUCAÇÃO ACONTECERÁ NESTA SEXTA-FEIRA (03), EM BELTERRA

A Prefeitura de Belterra, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMED), realizará no dia 03 de novembro de 2023 a Conferência Municipal Extraordinária de Educação de Belterra — CMEEB. Este ano, seguindo a previsão das etapas estadual e nacional, a CMEEB terá como referência o tema: “Plano Nacional de Educação 2024 – 2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

A CMEEB acontecerá na Câmara Municipal de Belterra e tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e política para a defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988 e da educação como direito de todas as pessoas, com o intuito de oferecer contribuições para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação — PNE para o decênio 2024 – 2034, epicentro das políticas de Estado para o desenvolvimento da educação nacional, com gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social.

A presidente da Comissão Organizadora do evento, Albertina Costa de Assis, ressaltou a importância da participação de diversos atores nesse debate, como os delegados eleitos na CONAE 2021, professores, gestores, pais, alunos e toda a sociedade civil organizada. De acordo com Albertina Assis, essa é uma oportunidade para debater e apresentar as propostas do município ao Plano Nacional de Educação.

Após a conclusão da conferência, a comissão responsável pela organização do evento encaminhará toda a documentação pertinente ao fórum estadual de educação. Esse passo é fundamental para que seja elaborado o relatório final que validará a conferência extraordinária da educação municipal de 2023.

Através desse processo, será possível consolidar todas as discussões, propostas e deliberações realizadas durante o evento, garantindo assim a transparência e a legitimidade das decisões tomadas. Além disso, o envio da documentação ao fórum estadual de educação é uma forma de assegurar que as questões e demandas levantadas durante a conferência sejam devidamente consideradas e incorporadas às políticas e ações educacionais do município.

Postado em: 31/10/2023