SECRETARIA DE SAÚDE ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA EM BELTERRA

Durante a ação, foram realizadas um total de 130 coletas de preventivo do câncer do colo uterino.

Marcando o encerramento da programação do Outubro Rosa, a Prefeitura de Belterra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou o "Dia D" do Outubro Rosa, uma ação de conscientização e prevenção do câncer de mama. Todas as unidades de saúde do município, profissionais da área médica e equipes completas estiveram presentes para oferecer atendimentos direcionados ao público-alvo, participando ativamente do evento, oferecendo a coleta de PCCU e fornecendo orientações sobre como prevenir a doença.

O "Dia D" promoveu a educação em saúde por meio de rodas de conversa, dinâmicas e sorteios de brindes, além de oferecer um café da manhã para as participantes. Através dessa ação, a SEMSA conseguiu realizar um total de 130 coletas de preventivo do câncer do colo uterino e buscou ainda disseminar informações sobre a importância do diagnóstico precoce e da realização periódica dos exames preventivos.

"Deixamos claro que, apesar de ser um mês de conscientização, a luta persiste o ano todo. Trabalhamos a questão da prevenção, a importância do autoexame das mamas, a importância do toque, a importância de qualquer sinal. Pedimos a todas as mulheres que compareceram no dia "D" para divulgarem aos seus familiares. Planejamos continuar com esse trabalho no dia a dia".

O Outubro Rosa é uma campanha para compartilhar informações sobre o câncer de mama e, recentemente, o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Em Belterra, o "Dia D" do Outubro Rosa foi um sucesso, reforçando a importância da prevenção e do cuidado com a saúde, além de fortalecer a parceria entre a comunidade e a Secretaria de Saúde.

Postado em: 01/11/2023