PREFEITURA DE BELTERRA REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIA DE EDUCAÇÃO

Sete eixos temáticos orientaram o debate objetivando a construção do novo Plano Nacional de Educação por meio da Conferência Municipal Extraordinária de Educação de Belterra, no formato simplificada, realizada nesta sexta-feira (03) pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMED).

A abertura oficial da conferência contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Dimaima Moura, o Presidente do Conselho Municipal da Alimentação Escolar, Athaualpa Royos, a Presidente da CACS FUNDEB, Raineide Dias Moraes, a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Marene Lopes, a Presidente da Comissão da CMEEB, Albertina Costa de Assis, além de representantes da comunidade escolar.

A participação de diversas autoridades dos setores educacionais de Belterra foi fundamental para assegurar a realização da conferência, auxiliando a busca por uma educação de maior qualidade para todos. A presidente do Conselho Municipal de Educação, Marene Lopes, destaca a importância de revisar e repensar as metas estabelecidas na conferência municipal de 2021, “A partir da conferência, contribuiremos significativamente não apenas em nosso município, mas também em nível estadual e, consequentemente, na CONAE 2024. Acreditamos que essa revisão nos permitirá aprimorar nossas estratégias e alcançar resultados ainda mais positivos, e nosso município está tendo essa oportunidade de rever as metas aprovadas na conferência municipal de 2021, rediscutindo, e com isso levar nossa contribuição para as outras conferências”, finalizou.

Durante a COMEEB os representantes e os delegados escolhidos discutiram, examinaram e elaboraram propostas que contribuirão para o fortalecimento das políticas públicas recomendadas pelo governo federal para a educação no âmbito nacional. As propostas apresentadas serão apresentadas na esfera estadual. O presidente do Conselho Municipal da Alimentação Escolar, Athaualpa Royos, expressou sua gratidão em participar da conferência, “É uma satisfação participar da conferência, é sempre importante. Educação é tudo em uma civilização e, graças a Deus, no nosso município tem progredido bastante”, afirmou.

A Conferência Municipal Extraordinária de Educação teve como tema central o "Plano Nacional de Educação 2024 - 2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável". Agora, os próximos passos incluem o envio da documentação ao fórum estadual de educação, a fim de assegurar que todas as propostas e necessidades levantadas durante a conferência sejam devidamente consideradas e incorporadas nas políticas públicas de educação.

Postado em: 03/11/2023