COMUNIDADE DE PIQUIATUBA REALIZA XVII EDIÇÃO DO FESTIVAL DO AÇAÍ NO DIA 11 DE NOVEMBRO

Para a edição de 2023, o público esperado é de mais de 3 mil pessoas

Com o tema "Açaí, o Fruto do Éden Amazônico", a Associação dos Moradores e Agricultores Extrativistas Rurais, Educativa, Desportiva, Turística, Cultural, Folclórica, Econômica e Social de Piquiatuba, com o apoio da Prefeitura Municipal de Belterra, realizará no dia 11 de novembro de 2023 a XVII edição do Festival do Açaí.

Tradicional no município de Belterra, o Festival do Açaí foi incluído no calendário de Eventos Culturais e Turísticos do Município por meio da Lei N.º 239, de 26 de maio de 2017. O evento, realizado anualmente na comunidade de Piquiatuba, localizada na margem direita do Rio Tapajós, na média Flona, ocorre sempre no segundo sábado do mês de novembro, sendo caracterizado pela produção de derivados do açaí e outros produtos pertinentes.

A comunidade de Piquiatuba conta com aproximadamente 98 famílias, totalizando cerca de 600 pessoas, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos, que vivem da agricultura familiar, caça, pesca e extrativismo. Todos os anos, eles se preparam para receber seus visitantes no festival, que chama a atenção devido aos igarapés cercados por açaizais.

De acordo com o Presidente da Associação Cultural, Folclórica e Turística de Piquiatuba, Jonival Neves, "A tradição do festival torna possível reforçar e valorizar a produção tão popular nessa região. O festival é uma homenagem a este fruto importante, presente na mesa da população amazônica, considerando que o açaí é um prato típico da culinária paraense e tem atraído cada vez mais pessoas, além de trazer benefícios à saúde da população e gerar lucros e renda para as famílias belterrenses", finalizou.

A edição de 2023 contará com a apresentação de danças e o tradicional baile do açaí.

PROGRAMAÇÃO DO XVII FESTIVAL DO AÇAÍ:

- 12:00: exposição e venda dos derivados do açaí.
- 15:00: entrega do Espaço Cultural revitalizado com o nome do patrono Alzenites Neves de Castro.
- 16:00: torneio amistoso.
- 17:00: Bingo com 10 prêmios.
- 18:40: pronunciamento das autoridades presentes.
- 19:00: apresentação folclórica da comunidade.
- 21:00: pré-show com Deco Furacão.
- 23:00: Banda Swing Legal.

Postado em: 03/11/2023