PREFEITURA MUNICIPAL DE BELTERRA REALIZA A CARAVANA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Produtores rurais e representantes de instituições do segmento participaram do evento

O município de Belterra sediou, nesta terça-feira (07/11), a Caravana da Agricultura Familiar, um evento de extrema importância para o desenvolvimento e fortalecimento deste segmento. Diversas entidades e instituições ligadas à agricultura familiar, juntamente com produtores rurais, estiveram presentes no encontro, que aconteceu no Museu de Ciências da Amazônia – MUCA.

O objetivo principal da Caravana foi apresentar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar, como crédito da reforma agrária, regularização fundiária, assistência técnica, PRONAF, PNAE e PAA.

Presente no evento, o Superintendente do BASA, Francimar Maciel, ressaltou que o momento representou uma oportunidade de debater e contribuir com ideias que possibilitem o avanço do setor da agricultura em Belterra. De acordo com Francimar Maciel, a iniciativa demonstra o comprometimento do município de Belterra e de suas instituições em promover o crescimento e a valorização da agricultura familiar, o que contribui significativamente para o desenvolvimento econômico e social da região, "A cada reunião que fazemos, temos mais convicção de que existem muitos gargalos, mas também temos muitos caminhos que podem ser percebidos e trilhados para que a política pública possa chegar aos produtores e produtoras que são quem mais precisam. Em Belterra, conversamos sobre diversas políticas públicas e como essas famílias podem ter acesso a elas. Discutimos ainda as dificuldades, as prioridades e como podemos melhorar nesse sentido", disse.

A realização da Caravana da Agricultura pela Prefeitura de Belterra representa um marco importante para o município. A participação de representantes da Federação da Flona do Tapajós, como Zedequias Pedroso, confirma a relevância do evento, que tem como objetivo principal promover um impacto positivo na base da comunidade, especialmente entre os produtores rurais. "Esse evento é um passo muito importante que o município está dando e surtirá efeito com certeza na base, com os produtores, e viemos participar desse evento visando alavancar e dar um impulso nessa área, em parceria com a Secretaria de Agricultura", afirmou Zedequias Pedroso, representante da Federação da Flona do Tapajós", finalizou.

A Caravana da Agricultura foi realizada pela Prefeitura de Belterra, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SEMAGRI, e contou com a participação da Superintendência do Banco da Amazônia, Superintendência do INCRA, Supervisor da EMATER, Sindicato Rural de Belterra e Federação da Flona do Tapajós.

Postado em: 07/11/2023