PRODUTORES E TÉCNICOS DA ÁREA DA AGRICULTURA PARTICIPARAM DA CAPACITAÇÃO PARA O CULTIVO DO CACAU EM BELTERRA

O Secretário de Agricultura Familiar do Governo do Estado do Pará também esteve presente no evento.

No último dia 23, o município de Belterra concluiu com sucesso a última etapa da Capacitação para a Cultura do Cacau. O evento, realizado em uma propriedade rural, contou com a participação de agricultores, produtores rurais e técnicos especializados na área. A iniciativa teve como objetivo promover o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de cultivo do cacau, visando aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas na região. Durante a prática, foi possível obter informações sobre o manejo e a colheita do cacau. Além disso, foram apresentadas diversas técnicas para aumentar a produtividade e a qualidade dos frutos.

O Coordenador Regional da Ceplac, Paulo Henrique, participou do evento e lembrou que a capacitação é uma possibilidade de alavancar a produção de cacau em Belterra: "Finalizamos a capacitação com os profissionais e agricultores também no manejo integrado do cacau. A gente se sentiu bem à vontade em um ambiente como esse, onde tem profissionais das Secretarias de Agricultura, da Emater, que sempre foi uma parceira da CEPLAC, e viemos com a proposta de alavancar a atividade cacaueira na região de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. A partir de agora, a CEPLAC faz o compromisso de estar mais presente com vocês, proporcionando esses eventos aos produtores", afirmou Paulo Henrique.

O Dia de Campo contou com a parceria das Secretarias de Agricultura de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, sob a coordenação dos técnicos da CEPLAC e participação de representantes da Emater e Ufopa. O Secretário de Estado de Agricultura Familiar do Pará, Cássio Pereira, esteve presente na capacitação. De acordo com Cássio, Belterra ganha mais um aliado para ajudar a fomentar o setor cacaueiro no município: "Estamos aqui dando esse sinal para o prefeito e para o secretário municipal de agricultura de Belterra, que eles têm um novo parceiro, que é a secretaria de agricultura do governo do estado. Belterra já tinha outros parceiros, agora chega mais um", ressaltou o secretário Cássio Pereira.

Para o Diretor de Desenvolvimento da Cadeia Florestal do Ideflor-Bio, Vicente Neto, a capacitação é uma oportunidade de aprimorar conhecimentos na área: "Já atuo há alguns anos nesse desafio que é fazer o desenvolvimento do estado através de cadeias produtivas importantes e o cacau é uma delas, e o melhor método para que isso aconteça é através do processo de informação, capacitação e repasse de informações", finalizou.

A I Capacitação para Cultura do Cacau: "Manejo de produção, Fitossanidade e Beneficiamento", foi promovida no período de 21 a 23 de novembro de 2023 pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), via Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em parceria com a Prefeitura de Mojuí dos Campos e Belterra, e contou com aulas teóricas na Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas.

Na primeira edição da capacitação foram abordados os eixos temáticos: Derivados do Cacau, Chocolates Artesanais, Aproveitamento de Frutos Regionais e Manejo e Fitossanidade da Cultura do Cacau.

Postado em: 24/11/2023