PREFEITURA DE BELTERRA PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DO PLANO DE MANEJO APA ARAMANAI

Evento reuniu autoridades municipais e representantes da sociedade civil organizada

A Prefeitura de Belterra, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMAT) promoveu uma audiência pública para apresentação e validação do Plano de Manejo da APA Aramanaí. O evento, realizado nesta sexta-feira (24), no auditório do Museu de Ciências da Amazônia (MUCA), contou com a presença de autoridades governamentais, representantes de órgãos públicos e membros da sociedade civil.

Na audiência, conduzida pelo Engenheiro Ambiental e coordenador do Plano de Manejo, Guilherme Nogueira, foram apresentadas as metodologias utilizadas para a elaboração do plano, o diagnóstico e prognóstico da unidade, bem como os planos de implementação para as oportunidades identificadas, o zoneamento proposto, além de programas, projetos e ações com o objetivo de definir medidas de gestão para preservar os recursos naturais da APA Aramanaí.

De acordo com Adrean Almeida, Assessor Jurídico da Secretaria de Meio Ambiente de Belterra, a partir de agora toda a documentação referente à audiência será encaminhada para apreciação dos representantes da Câmara Municipal, “Realizamos a audiência pública com a apresentação do relatório para debater o plano de manejo da APA Aramanaí. O próximo passo será o envio desse relatório para a Câmara Municipal de Belterra, para ser transformado em lei. Essa lei determinará o que será aplicado ou não na APA Aramanaí e o que pode ou não ser feito conforme o Plano apresentado, e conforme suas zonas de amortecimento que podem e precisam ser trabalhadas", finalizou Adrean Almeida.

O QUE É UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL?

Uma Área de Proteção Ambiental é uma área geralmente extensa, com um grau significativo de ocupação humana, que apresenta atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais relevantes para a qualidade de vida das populações humanas. Seus objetivos fundamentais são proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

O QUE É O PLANO DE MANEJO?

O Plano de Manejo é um documento técnico que, com base nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, estabelece o ordenamento territorial e as diretrizes que devem nortear o uso da área e o gerenciamento dos recursos naturais, incluindo a construção das estruturas físicas necessárias para gerir a Unidade de Conservação.

Postado em: 24/11/2023