GESTÃO MUNICIPAL DE BELTERRA E MORADORES CELEBRAM ENTREGA DE NOVA ESCOLA NO KM-100

A unidade de ensino tem capacidade para atender até 50 alunos

A Prefeitura de Belterra, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SEMED), tem transformado a educação no município e tem trabalhado incessantemente para acabar com as escolas que funcionavam em barracões. Na última sexta-feira (01/12), foi realizada a inauguração do mais novo estabelecimento de ensino, no KM-100, à margem da BR-163.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré oferecerá um ambiente adequado para o desenvolvimento educacional das crianças, contribuindo para um futuro cada vez mais promissor. O prédio foi inaugurado com uma sala para 50 alunos, uma secretaria, dois banheiros, uma cozinha com espaço adequado para preparar a alimentação escolar e um poço artesiano que garantirá água potável e de qualidade para as crianças.

A EMEF Nossa Senhora de Nazaré representa mais um passo importante no processo de melhoria da qualidade do ensino oferecido para as crianças e adolescentes e marca um momento de esperança para a comunidade local. Lucivalda Pereira da Silva, Gestora da Escola Polo São Jorge, recordou as expectativas em relação à chegada desse momento. “Há muito tempo aguardamos por esse momento. Agradecemos a Deus, à prefeitura de Belterra, à Secretária de Educação, aos moradores que nos ajudaram e ao apoio de todos por estarmos vivendo esse momento de inauguração de um edifício que era um sonho para nós. Esse prédio permanecerá para sempre em nossa memória. Esperamos muito por esse momento, um momento emocionante”, ressaltou a Gestora.

O Presidente da comunidade do KM-100, Joaquim Caetano do Nascimento, destacou a importância e a responsabilidade que todos têm agora em manter a escola em pleno funcionamento. “Vivemos aqui o que antes era um sonho, e agora é uma realidade, e eu convido toda a comunidade a partir de agora para, quando for preciso, fazer mutirão, manter a escola limpa, tudo organizado. Contamos com a presença de todos”, afirmou Joaquim Nascimento.

A Presidente do COMBEB, Marene Lopes, demonstrou satisfação em participar de mais um momento bastante significativo para a educação de Belterra. “Estamos felizes enquanto Conselho Municipal de Educação por estar presente em mais essa entrega, esse presente que a comunidade ganha. Já fui professora aqui na região, na escola do KM-93, que era a escola que recebia os alunos da comunidade. O anseio dos alunos era muito grande de ter um local adequado, um local digno, um local em que eles pudessem desfrutar de um ensino apropriado. Tínhamos sempre professores qualificados, mas não tínhamos um ambiente propício para as crianças. Hoje temos um prédio bonito e adequado para ajudar no processo de ensino-aprendizagem”, finalizou Marene Lopes.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré, localizada no KM-100, à margem da BR-163, na comunidade que deu o nome à escola, foi construída pelos comunitários em 1981, mas só foi inaugurada em 1982, funcionando como uma turma multisseriada, tendo como primeira professora a Sra. Creuza Galvão Monteiro.

Postado em: 04/12/2023