BELTERRA COMPLETA UM ANO DE TRÂNSITO MUNICIPALIZADO

O município assumiu a responsabilidade pelo planejamento, projeto, operação e fiscalização do trânsito

O município de Belterra comemora um marco importante neste mês de janeiro: um ano desde que assumiu o controle total do trânsito local. Através da portaria nº 3, de 3 de janeiro de 2023, o Ministério do Transporte concedeu a Belterra a autorização para integrar o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Com essa conquista, o município assumiu a responsabilidade integral pelo planejamento, projeto, operação e fiscalização do trânsito em todas as suas áreas, incluindo estradas municipais.

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) é o responsável por realizar as ações no trânsito de Belterra e atualmente o município possui convênio firmado tanto com o DETRAN quanto com o Governo do Estado. Essa parceria estratégica permite que o Demutran tenha acesso a recursos e apoio técnico, fortalecendo sua atuação como órgão responsável pela fiscalização e organização do trânsito.

De acordo com Chrisley Lira, Chefe de Trânsito do Demutran, com a municipalização, Belterra conquistou maior autonomia para gerenciar o trânsito, realizar operações de fiscalização e também educativas, "Essa mudança trouxe resultados significativos, pois o órgão responsável pelo trânsito passou a ser visto com mais respeito pela população e pelos condutores, demonstrando uma postura mais eficiente em relação às demandas do trânsito. Os próprios agentes de fiscalização de trânsito passaram a valorizar ainda mais sua função e se empenham em oferecer um serviço de excelência à população. Através de cursos e capacitações, possíveis graças à municipalização, notamos uma evolução positiva na postura dos nossos colaboradores", disse.

A municipalização do trânsito foi uma medida necessária para garantir a legalidade das ações do órgão. Além disso, essa mudança permitiu estabelecer parcerias com órgãos estaduais e federais. Chrisley pontuou os principais desafios encontrados pela equipe durante esse primeiro ano de municipalização, "Preparar a equipe para lidar com a nova realidade foi um dos maiores desafios, visto que agora toda ação deve ser alinhada com o devido amparo legal; outro ponto foi intensificar e expandir a presença do órgão nas demais localidades do município, o que só se tornou viável após a aquisição de uma viatura, fruto do esforço e parceria do Coordenador Carlos Magno com a Gestão Municipal; e entender as competências do município quanto às abordagens, até julho de 2023, quando foi sancionado pelo Governo Federal que parte das competências do Estado passaram a também ser compartilhadas com os órgãos municipais", afirmou.

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Belterra, é composto atualmente, por uma equipe de 5 agentes de trânsito que atuam sob a Coordenação de Carlos Magno, do Chefe de Trânsito, Chrisley Lira e do Chefe de Divisão de Operação e Fiscalização, Ezequias Borges.

"Comparando com outros municípios que já fazem parte do SNT há décadas, Belterra está se saindo muito bem. Podemos ver isso refletido nas vias, onde os condutores de motocicletas já estão utilizando equipamentos de segurança. Além disso, houve um aumento na procura pela CNH através da Auto Escola de Belterra. Embora seja apenas o início, já estamos começando a arrecadar taxas de serviços, como a liberação de veículos que são removidos para o pátio da SEMOVI. Mas o mais importante é a conscientização dos nossos jovens e crianças através de palestras educativas", finalizou Chrisley Lira”.

Postado em: 04/01/2024