CERIMÔNIA OFICIAL MARCA A POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES E SUPLENTES EM BELTERRA

A Prefeitura Municipal de Belterra, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou, na quarta-feira (10), no auditório do Museu de Ciências da Amazônia (MUCA), a cerimônia de posse e diplomação dos novos conselheiros tutelares e suplentes escolhidos por votação popular em 01 de outubro de 2023.

O quadriênio 2024/2028 terá cinco conselheiros titulares e cinco suplentes, responsáveis por fiscalizar e zelar pela garantia dos direitos fundamentais, como educação, saúde, convívio familiar e proteção contra a violência, agindo de acordo com as denúncias de violações ou ameaças aos direitos das crianças e adolescentes.

Márcia de Melo Pereira, liderou a votação no pleito eleitoral, recebendo 588 votos, ela destacou a responsabilidade do cargo e falou dos próximos passos a serem realizados pelos novos representantes, “Temos inúmeros objetivos a partir de agora para trabalhar hoje com as crianças e adolescentes dentro do nosso município. É nossa prioridade mostrar para Belterra que o Conselho Tutelar está ativo e trabalhando. Então, vamos buscar mostrar o nosso trabalho, mostrar o nome, mostrar nossa representatividade e nosso principal dever, que é a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Vamos trabalhar junto com parcerias em escolas, saúde, junto com os pais, para fazer essa rede funcionar dentro do nosso município”, afirmou Márcia Melo.

De acordo com o Gestor Municipal, a nomeação dos novos membros do conselho tutelar é uma importante etapa conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ele ressaltou a relevância dessa missão e dos trabalhos executados pelos novos conselheiros, “Esse momento é bastante significativo, pois marca a posse dos novos Conselheiros Tutelares cujo intuito maior é zelar pela proteção dos direitos das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Que a gente possa usar do espírito de união para fazer valer todos esses direitos. Quero dizer aos novos representantes do conselho tutelar que, com grande satisfação e expectativas positivas, vocês assumem essa importante responsabilidade, um papel crucial que reflete a esperança da comunidade em um ambiente cada vez mais saudável e seguro para as futuras gerações”, finalizou.

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) assumiu a liderança do processo, tendo um papel fundamental na condução das eleições, o que assegurou a transparência e a legitimidade nas votações. A Presidente do CMDCA, Telma Vidal Galvão, avaliou positivamente todo o processo eleitoral e expressou sua expectativa para o novo mandato, “Agradeço a todos que colaboraram e trabalharam para essa eleição e esperamos e desejamos aos novos conselheiros que exerçam o mandato com dedicação e zelando pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

CONFIRA A LISTA DOS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR DE BELTERRA

Titulares: