REPRESENTANTES DA PREFEITURA DE BELTERRA PARTICIPAM EM BELÉM DO 1º ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA)

A intenção é implementar as novas modalidades do PAA, ampliando assim as ações e o acesso ao programa no município

Buscando fortalecer as políticas de incentivo ao Programa de Aquisição de Alimentos em Belterra, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI) e Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), representados pela titular da pasta na SEMTEPS, e a Coordenadora do PAA de Belterra, Juliana Almeida, participaram nos dias 05 e 06 de fevereiro, em Belém, do 1º Encontro de Coordenadores do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA do Estado do Pará.

O objetivo foi receber instruções e esclarecer dúvidas sobre as novas modalidades do PAA, uma iniciativa do Governo Federal que busca garantir o acesso a alimentos seguros e de qualidade, além de fortalecer a agricultura familiar. Em 2023, foram disponibilizadas novas modalidades do programa, visando atender indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, mulheres e jovens. A intenção é implementar essas novas modalidades em Belterra, ampliando assim as ações e o acesso ao programa no município.

O encontro também abordou questões cruciais, como a regularização dos agricultores familiares, a relevância da produção de alimentos saudáveis e sustentáveis e a necessidade de investimentos na agricultura familiar. Foi uma oportunidade valiosa para os representantes dos municípios compreenderem melhor o funcionamento dessas novas modalidades do PAA e como podem se beneficiar delas, como explicou a Coordenadora do PAA em Belterra, Juliana Almeida, "Esse encontro foi de extrema importância para a execução do PAA estadual na modalidade de compra e doação simultânea em nosso município. Atualmente, já temos 140 mil reais disponíveis para o PAA, que beneficiarão 20 agricultores. O PAA é uma estratégia dentro do programa maior chamado Fome Zero. Com o Brasil voltando ao mapa da fome, o Governo Federal está incentivando a retomada desses programas e estratégias, e a participação de Belterra nesse evento apenas reforça o quão importante o PAA é, pois incentiva a agricultura familiar, as unidades rurais produtivas e, ao mesmo tempo, reduz e acaba com a insegurança alimentar", afirmou.

Segundo a coordenadora, ter o recurso disponível é uma conquista que demonstra o compromisso do governo municipal com os agricultores e produtores rurais, "Vemos isso como uma vitória para o município, que possui uma forte característica rural e uma agricultura familiar presente e relevante. Fazemos parte da região metropolitana de Santarém e temos um grande potencial de crescimento do setor agrícola em Belterra, e o PAA surge como uma política pública fundamental para promover a segurança alimentar, além de fortalecer a agricultura familiar e contribuir para a geração de renda no campo", concluiu Juliana Almeida.

Com as novas modalidades, o programa se torna ainda mais abrangente, beneficiando tanto os agricultores quanto a população em geral, que terão acesso a alimentos saudáveis e de qualidade. É importante que os representantes dos municípios estejam capacitados e engajados nessa iniciativa, para que possam aproveitar ao máximo os benefícios do PAA e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola.

Postado em: 09/02/2024