SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS EM BELTERRA

Podem participar das oficinas crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vinculado ao CRAS de Belterra está com as inscrições abertas para as oficinas gratuitas de futebol, dança, ginástica artística, capoeira e violão, destinados a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Os responsáveis podem comparecer no CRAS, localizado na Estrada 4, 2651 - Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para realizar a inscrição, sendo necessário apresentar o número do NIS e a certidão de nascimento (cópia).

O SCFV é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o ciclo de vida, com o objetivo de complementar o trabalho social com famílias e prevenir situações de risco social. A coordenadora do CRAS em Belterra, Sara Sousa, destacou a importância das oficinas oferecidas no SCFV, convidando o público-alvo a se inscrever: "O trabalho no SCFV busca, sobretudo, incluir essas crianças e adolescentes nas atividades e programações da sociedade. No ano passado, os Serviços de Convivência atenderam em média 80 crianças, e nós temos buscado manter essas crianças e esses adolescentes dentro dos serviços ofertados, fazendo o fortalecimento de vínculos. Às vezes, existe algum problema no âmbito familiar e essa criança acaba faltando nas atividades, então a gente faz essa busca ativa para saber o que está acontecendo para manter essas crianças longe de vulnerabilidades. Trazendo essas crianças, fornecemos a assistência adequada, oficinas, e por isso é importante que os pais compareçam para efetuar as inscrições, dando essa oportunidade de manter os filhos em atividades que vão ajudar no crescimento deles", afirmou Sara Sousa.

O SCFV é um serviço do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ofertado pelo CRAS que busca fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. É realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Postado em: 28/02/2024