ENFERMEIROS E MÉDICOS DE BELTERRA PARTICIPAM DE ATUALIZAÇÃO SOBRE O MANEJO CLÍNICO DA DENGUE

Aproximadamente 20 profissionais da área da saúde, entre enfermeiros e médicos, participaram nesta quarta-feira (28) de uma atualização sobre o diagnóstico e manejo clínico da dengue promovida pela Prefeitura de Belterra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

Durante o encontro, foi enfatizada a importância da hidratação adequada, do diagnóstico precoce e da identificação de possíveis problemas da doença. Na atualização, os profissionais tiveram a oportunidade de debater casos clínicos reais e trocar experiências.

De acordo com a palestrante do evento, a enfermeira Thayna Farias, a troca de conhecimentos entre os profissionais presentes foi de suma importância e contribuirá para a melhoria da qualidade do atendimento à população: “Durante a manhã de hoje, foi trabalhado com os médicos e enfermeiros da atenção primária ao hospital sobre a abordagem clínica do paciente suspeito de dengue, como agir, o que fazer, sobre a importância da hidratação, diagnóstico precoce e levantamento de casos suspeitos e mostramos também como funciona o fluxograma de coleta em Belterra. Foi um momento de conversar para alinhar o serviço no município e melhorar o atendimento ao usuário”, afirmou Thayna Farias.

Na oportunidade, os profissionais de saúde foram incentivados a atuarem como multiplicadores de informações sobre a prevenção de doenças. A atuação integrada de enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde é indispensável para o controle eficaz da dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Postado em: 29/02/2024