IPTU 2024: EM BELTERRA, PRAZO PARA PAGAMENTO EM COTA ÚNICA COM 20% DE DESCONTO TERMINA EM 30 DE MARÇO

Os contribuintes do município de Belterra têm até o dia 30 de março para efetuarem o pagamento à vista, em cota única com 20% de desconto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024. A Prefeitura de Belterra informou que a guia de pagamento do IPTU já está disponível para emissão no site https://belterra.pa.gov.br/, pelo email tributo@belterra.pa.gov.br ou no Setor de Tributos com atendimento presencial na Vila Mensalista, n° 97, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

O IPTU poderá ser pago ainda em até cinco parcelas mensais e sucessivas, sem desconto. Ao optar pelo parcelamento, o sistema não permitirá alterações. O não pagamento do imposto no prazo previsto pode acarretar multas e juros, além de medidas legais. É fundamental que os proprietários de imóveis urbanos estejam em dia com o pagamento dessa taxa para evitar problemas futuros, como explicou Maria Caroline Freitas, Chefe de Divisão de Fiscalização Fazendária:

“Em Belterra, 2501 imóveis estão cadastrados para efetuarem o pagamento do IPTU 2024. O valor arrecadado serve para compor a receita tributária, e será direcionado para o financiamento de serviços públicos da prefeitura, como infraestrutura, saúde, educação, entre outros. É muito importante que os moradores estejam cientes das datas e formas de pagamento estabelecidas para evitar possíveis penalidades, como a inclusão do CPF do contribuinte na dívida ativa do município.”

IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma taxa obrigatória cobrada anualmente pela prefeitura de cada município, com o objetivo de arrecadar recursos para investimentos em infraestrutura urbana, como pavimentação de ruas, iluminação pública e serviços de saúde e educação. O valor do IPTU é calculado com base no valor do imóvel, que é determinado pela prefeitura a partir de critérios como localização, tamanho do terreno e área construída.

Postado em: 07/03/2024