COMUNIDADE DE SÃO JORGE RECEBEU AÇÕES DE COMBATE À DENGUE NESTA SEXTA-FEIRA (15)

Durante as visitas domiciliares, foram ressaltadas medidas preventivas, como a eliminação de possíveis focos de reprodução do mosquito. Outras áreas do município de Belterra também serão alvo de ações de combate à dengue

A Prefeitura de Belterra, por meio das Secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Obras, intensificou as ações de combate à dengue na comunidade de São Jorge nesta sexta-feira (15). Contando com a colaboração dos alunos da escola local, os agentes de endemias, profissionais de saúde e voluntários realizaram visitas domiciliares para orientar os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

Durante as visitas, foram ressaltadas medidas preventivas, como a eliminação de possíveis focos de reprodução do mosquito e o uso de repelentes, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter um ambiente limpo e seguro. Thayna Farias, enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Coordenadora de Endemias de Belterra, explicou que a ação foi realizada devido ao aumento de notificações de casos suspeitos na comunidade de São Jorge:

“Visitamos as residências para distribuir panfletos e orientar sobre a importância de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. Além de transmitir a dengue, esse mosquito também é vetor da chikungunya e zika, sendo que já foram registrados casos positivos de chikungunya na comunidade. Portanto, a ação visou identificar e tratar os criadouros, orientar sobre o descarte adequado do lixo e a limpeza dos quintais, promovendo a educação em saúde e mostrando as melhores práticas para prevenir a proliferação do mosquito, considerando que já temos um aumento de notificações de casos suspeitos na comunidade”, afirmou Thayna Farias.

Thayna Farias destacou ainda que outras áreas de Belterra também serão alvo de ações de combate à dengue, ela ressaltou a importância do trabalho conjunto para prevenir e combater o mosquito transmissor da doença: “Temos outras áreas do município que também estão classificadas como áreas de risco e a gente pretende seguir essas ações nas outras áreas até conseguir cobrir todo o município de Belterra para eliminar a dengue no município”, finalizou.

Postado em: 15/03/2024