DEMUTRAN DE BELTERRA PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE O RENAINF, O REGISTRO NACIONAL DE INFRAÇÕES

O treinamento é conduzido por representantes do Detran/Belém. O setor administrativo e os agentes de trânsito são o público-alvo

Agentes de trânsito e o setor administrativo do Demutran participam até o dia 10 de maio da capacitação sobre o Registro Nacional de Infrações (RENAINF). O RENAINF é um sistema coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) que registra as infrações à legislação de trânsito cometidas em outra unidade federada onde o veículo esteja registrado e licenciado.

Com a integração do Registro Nacional de Infrações com outros sistemas de monitoramento, a fiscalização pode potencializar ainda mais as ações da equipe do DEMUTRAN em Belterra, como explicou a representante do Detran/Belém, Ercila Silva: “Há a necessidade de um olhar vasto sobre o fenômeno que é o trânsito e sua conexão com outras redes de informações. Por meio de dados, levantamento de acidentes, incidência em alguns locais, faixa etária que mais se envolve em sinistros, é possível desenvolver políticas públicas que sejam efetivas na prevenção de acidentes, para que possamos ter um trânsito seguro, com responsabilidade e respeito à vida em Belterra”, afirmou Ercila Silva.

Para Ercila Souza, a formação contínua dos agentes de trânsito é importante para o sucesso da implementação e utilização do Registro Nacional de Infrações na cidade. Ela ressaltou ainda os benefícios desse sistema: “A capacitação da equipe do Demutran é necessária para essa inserção do município no Sistema Federal de Trânsito, pois sabemos que o RENAINF faz parte de algo maior, não limita-se apenas ao Pará. Por mais remota que seja a cidade, seus registros e seus procedimentos estão sendo conhecidos nacionalmente. A capacitação vai auxiliar os funcionários locais a terem um padrão a ser seguido nas atividades administrativas, as quais submetem-se a leis descritas no CTB”, finalizou Ercila.

O sistema também permite obter informações de infrações impostas pela PRF, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e DNIT, independentemente da vinculação de registro do veículo. Através do RENAINF, é possível ainda ter acesso aos dados necessários para notificar o proprietário do veículo sobre a infração cometida e a respectiva penalidade, além de vincular os débitos existentes no DETRAN do registro do veículo.

Postado em: 23/04/2024