MUNICÍPIO DE BELTERRA SE INTEGRA AO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

A novidade foi anunciada durante a programação dos 90 anos de Belterra

A Prefeitura de Belterra, por meio da Secretaria Municipal da Gestão, do Meio Ambiente e Turismo (SEMAT), avançou mais um passo na promoção e desenvolvimento do setor turístico ao anunciar a inclusão do município no Mapa do Turismo Nacional. A novidade foi divulgada durante a programação do aniversário de Belterra.

Estar inserido no Mapa do Turismo é fundamental para impulsionar o setor turístico local. Além de garantir visibilidade e reconhecimento, essa inclusão traz uma série de vantagens, como acesso a políticas públicas, investimentos em infraestrutura e oportunidades de capacitação profissional.

O mapa é uma ferramenta importante para a organização e promoção do turismo em diferentes regiões e municípios do país, como explicou a coordenadora de Turismo de Belterra, Layane Minely, "O SISMAPA, o Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, contém as informações dos equipamentos turísticos que o município de Belterra oferece, como hotéis, pousadas, restaurantes e outros serviços relacionados à atividade turística. Para o município ser inserido no Mapa é necessário, além do turismo, ter o Conselho do Turismo ativo, e este ano conseguimos ativar o conselho, com isso o município passou a estar apto a receber recursos do Governo Federal que serão investidos no Setor Turístico local", afirmou a coordenadora de Turismo, Layane Minely.

SOBRE O MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área a ser trabalhada, prioritariamente, pelo Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. Os municípios são categorizados para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis. Esse mapeamento permite uma visão ampla do potencial turístico brasileiro, facilitando a gestão e a distribuição de recursos de forma mais direta e eficaz.

ASCOM/PMB.

Postado em: 09/05/2024