19ª EDIÇÃO DA GINCANA CULTURAL DE BELTERRA JÁ TEM DATA PARA ACONTECER

A maior manifestação cultural de Belterra deve reunir aproximadamente 10 mil pessoas nos dois dias de evento

Com o tema "Belterra: 90 anos de História", a 19ª Gincana Cultural de Belterra já tem data para acontecer e será realizada nos dias 26 e 27 de julho de 2024. O evento anual tem como principal objetivo incentivar o resgate cultural e estimular a criatividade da população belterrense, promovendo a maior manifestação cultural da cidade.

Com quase um século de história, Belterra possui uma rica diversidade cultural que merece ser celebrada e preservada através de eventos como a Gincana: "Além de promover o resgate cultural e histórico de Belterra, a 19ª Gincana Cultural também busca estimular a criatividade e a expressão artística dos participantes. Com desafios que envolvem a produção de obras artísticas, apresentações culturais e atividades lúdicas, a gincana proporciona um espaço para que os belterrenses possam expressar sua identidade cultural de forma única e original", disse Leandro Linno, coordenador de cultura.

A Gincana Cultural de Belterra é regida pela Lei Municipal Nº 101/03 de 01 de outubro de 2003. Criada no ano de 1996, como uma brincadeira de férias promovida pela então professora Maria Ligia Mônica e seu colega André Cavalcante, o evento começou a ganhar espaço e foi inserido no calendário oficial de eventos do município.

Em mais um ano de realização, a gincana acontecerá na Quadra de eventos da Praça Brasil, palco oficial das disputas entre as equipes RAÇAS e OS PIRATAS. De acordo com a coordenação, a maior manifestação cultural de Belterra deve reunir aproximadamente 10 mil pessoas nos dois dias de evento.

SOBRE AS EQUIPES

EQUIPE RAÇA

A equipe Raça surgiu no dia 05 de janeiro de 1996 e foi formalizada em 15 de setembro de 2005 como Associação Belterrense, Cultural, Esportiva e Educativa Raça – (ASBELCEER), através de um grupo de amigos e amigas que reuniram-se para discutir a formação de uma equipe com vistas a participar da 1ª Gincana Cultural do município.

A equipe Raça é conhecida pelas cores azul, inspiração celestial, e branco harmonia e paz, e conta com um mascote representado por um halterofilista com uma mão fechada e a letra R, simbolizando força, garra, determinação e vontade de vencer.

A equipe foi campeã por seis vezes nos anos de 1997, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2014 e está em busca da 7ª vitória na Gincana Cultural de Belterra.

EQUIPE OS PIRATAS

A Associação Cultural, Educativa e Desportiva Os Piratas do Município de Belterra é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, criada pela Equipe de Gincana Cultural Os Piratas e mantida por seus associados desde sua fundação em 15 de janeiro de 2003.

As ações da ACEDESPI são regidas pela solidariedade, pluralidade, cidadania e parceria, e desde sua fundação tem desenvolvido, apoiado e estimulado atividades sociais, recreativas, esportivas e qualquer atividade que contribua para o desenvolvimento artístico, histórico e para preservação ambiental.

Durante sua participação na Gincana Cultural de Belterra, maior evento do município, a ACEDESPI, mais conhecida como Equipe Os Piratas, é a maior vencedora conquistando 9 títulos.

Postado em: 16/05/2024