CHUVAS INTENSAS LEVAM O MUNICÍPIO DE BELTERRA A DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NAS ÁREAS URBANAS E RURAIS

Foram identificados danos humanos e materiais, prejuízos sociais e econômicos, enxurradas e alagamento das vias públicas, além de danos e grandes prejuízos nas plantações

A Prefeitura de Belterra declarou situação de emergência devido às fortes chuvas que têm castigado o município desde o início de abril, intensificando-se na primeira quinzena de maio de 2024. Diversos problemas já foram identificados pela Defesa Civil Municipal, como danos humanos e materiais, prejuízos sociais e econômicos, enxurradas e alagamento das vias públicas, além de danos e grandes prejuízos nas plantações.

De acordo com o decreto n° 066 de 22 de maio de 2024, o Sindicato Rural de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra, através de ofício, informou as dificuldades enfrentadas no processo de colheita, como perdas pelo apodrecimento da produção devido à dificuldade de escoamento e recebimento do produto. Os pequenos produtores são os que mais sofrem e, por não disponibilizarem de unidades de armazenamento, tiveram uma perda de aproximadamente 350 mil sacos, equivalentes a 39.900 milhões de reais, o que compromete o PIB Municipal e vários setores da economia.

Outro ponto de atenção são estradas vicinais, travessões e ramais. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Belterra realizou vistoria técnica e constatou a quase total intrafegabilidade devido aos inúmeros atoleiros já identificados, conforme registrado no Decreto: “constatou-se também que 01 (uma) ponte de madeira teve sua estrutura destruída e 03 (três) pontes de madeira tiveram sua estrutura comprometida, bem como um bueiro destruído pela força das águas, rompendo e destruindo parte da estrada, o que obrigou a construção de uma ponte para restabelecer o tráfego da área”.

Segundo a coordenadoria da Defesa Civil de Belterra, a declaração de emergência fica classificada e codificada como CHUVAS INTENSAS - COBRADE 1.3.2.1.4, conforme Portaria nº 260, de 02 de Fevereiro de 2022 – MDR, alterada pela portaria nº 3.646 de 20 de dezembro de 2022.

A Defesa Civil ressalta que todas as possíveis ações de resposta com custos municipais já foram realizadas e, a partir de agora, é necessário, em caráter de urgência, apoio financeiro complementar dos Governos Federal e/ou Estadual para ações de resposta e restabelecimento, visando a segurança da população.

Postado em: 23/05/2024