INÉDITO EM BELTERRA: ALDEIAS TAQUARA E BRAGANÇA PARTICIPAM DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS INDÍGENAS

A terça-feira, dia 25 de junho de 2024 marcou o início da primeira entrega do ano do Programa de Aquisição de Alimentos Indígenas (PAA). Onze membros Munduruku, das aldeias de Taquara e Bragança, participaram dessa etapa inicial. Foram fornecidas frutas e outros produtos típicos da região, que serão destinados às famílias das aldeias e também beneficiarão a unidade de saúde local.

O PAA, que opera por meio de compra com doação simultânea, tem como objetivo facilitar o acesso dos indígenas a alimentos saudáveis e de qualidade. Essa iniciativa é de extrema importância para garantir a segurança alimentar e nutricional dessas comunidades indígenas, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização da cultura tradicional.

Através do PAA, é possível ainda incentivar a produção local, gerar renda para os indígenas, promover a autonomia e a sustentabilidade das comunidades. Aproximadamente 500 quilos de alimentos foram entregues nessa primeira fase. A expectativa é que mais 5 entregas sejam realizadas ao longo deste ano, fortalecendo ainda mais essa importante iniciativa: "Hoje nós recebemos mais de 500 quilos de alimentos que serão entregues na unidade recebedora, que é a escola de Bragança, e também na escola de Taquara, esses alimentos serão usados para fazer das cestas nutritivas que beneficiarão as famílias que aqui moram", afirmou a coordenadora do PAA em Belterra, Juliana Machado Almeida.

Para executar o PAA Indígena, o município de Belterra recebeu recursos no valor de 99 mil reais. Cada participante foi remunerado com 9 mil reais por suas produções.

Postado em: 26/06/2024