O que é o CREDCIDADÃO?

É um programa de microcrédito do Governo do estado do Pará, destinado a atender a micros e pequenos empreendedores.

Nossa missão é tomar o crédito uma efetiva ferramenta no processo de combate a pobreza, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo para gerar trabalho, renda e qualidade de vida.

Com o objetivo de conceder crédito acessível e adequado para a criação, o crescimento e a consolidação de empreendimentos formais e informais, para pessoas físicas e jurídicas, localizados no estado do Pará.

METODOLOGIA:
. Crédito assistido, orientado, produtivo e adequado ao ciclo do negócio.
. Capacitação aos empreendedores assistidos, na gestão de seus negócios.
. Acompanhamento periódico.
. Parcerias com organizações sociais.
. Resgate da cultura da solidariedade.

FINALIDADE DO CRÉDITO:
CAPITAL DE GIRO: Aquisição de mercadorias, matérias-primas, insumos e serviços.
CAPITAL FIXO: Aquisição de ferramentas, máquinas e veículos utilitários e pequenas reformas do empreendimento.
CAPITAL MISTO: Solicitações de giro e fixo.

QUEM PODE SOLICITAR:
. Maiores de 18 anos, que residam no Estado do Pará há pelo menos dois anos.
. Pessoas que estão no mercado de trabalho ou pretendam iniciar uma atividade.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
PESSOA FÍSICA: RG, CPF, comprovante atualizado de residência, comprovante atualizado do endereço do empreendimento (original e cópia).
PESSOA JURÍDICA: (empresa): Contato social, CNPJ, RG, CPF e comprovante de residência de cada sócio (original e cópias).
AVALISTA: RG, CPF, comprovante de renda (carteira de trabalho com contracheque ou declaração de imposto de Renda ou DECORE por contador registrado em conselho)
- originais e cópias.

LINHAS DE CRÉDITO CONVENCIONAIS:
INDIVIDUAL: Com avalista apresentando comprovante de renda e demais documentos.
SOLIDÁRIO: Concedido a um grupo de 3 a 5 pessoas, com atividades independentes pertencentes a uma organização social.
ASSOCIATIVO: Concedido a um grupo de pessoas que desenvolvem uma única atividade de forma associativa. Exemplo: Cooperativas.
ESPECIAL: Concedido a maiores de 65 anos, portadores de necessidades especiais, egressos do sistema penal e a integrantes de programa sociais do Governo do Estado do Pará.

JUROS, PRAZOS E CARÊNCIAS:
- 0,5% AO MÊS: Destinado a iniciantes, integrantes de programas sociais do Governo do Estado do Pará, maiores de 65 anos, portadores de necessidades especiais, público das linhas de crédito especiais.
- 1% AO MÊS: Para empreendedores com mais de 6 meses na atividade.
Prazo de até 18 meses para o pagamento, podendo ter até 12 meses de carência, conforme análise específica da atividade econômica de cada empreendimento.

LIMITE DE CRÉDITO:
INICIANTES (empreendedores com até 6 meses de atividade): até R$ 2 mil.
NÃO INICIANTES (mais de 6 meses no mercado de trabalho): até R$ 5mil.

LINHAS DE CRÉDITO ESPECIAIS:
BATEDORES DE AÇAÍ: Pessoas físicas e jurídicas, juros de 0,5% ao mês e limite de crédito até R$ 8 mil, com prazo de até 30 meses e carência de até 2 meses.

MOTOTAXISTAS: Pessoas físicas e jurídicas, juros de até 0,5% ao mês e limite de crédito até R$ 7 mil, com um prazo de até 30 meses e carência de 1 mês.

BELO MONTE: Moradores do entorno da obra da hidrelétrica, juros de 0,5% ao mês e limite de até R$ 3 mil, com prazo de até 24 meses e carência de até 12 meses.

GARANTIAS:
Aval de terceiros, aval solidário e de terceiros e aval solidário de terceiros e alienação fiduciária.

Postado em: 07/03/2018